Exercício Para Treinar Sua Abertura

A abertura talvez seja o parâmetro mais importante pra conseguirmos definir o tipo de foto que iremos conseguir, você já deve saber que ela faz parte do importantíssimo triângulo de exposição e junto com a velocidade e o ISO, é responsável pela fotometria correta da sua foto.

Já escrevi vários artigos bem completos sobre como utilizar a Abertura da melhor maneira e como conseguir resultados como desfocar o fundo de uma foto, assunto esse que acredito ser de grande interesse. Você pode estudar mais sobre essa técnica neste artigo: “Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes“.

O artigo de hoje é bastante prático, na verdade é uma proposta de exercício que você pode fazer hoje mesmo e assim entender melhor como a abertura se comporta nas nossas fotografias, e o melhor, nem precisa ser no Modo Manual, basta que sua câmera possua o modo de cena Prioridade de Abertura (A ou AV).

seletor_camera_prioridadedeabertura

O Que Você Precisa Para Treinar Sua Abertura

 

Você vai precisar de:

– Uma câmera que possua o mode de Prioridade de Abertura, ou seja, todas as DSLR, a grande maioria das superzoons e muitas câmeras compactas avançadas.

– Uma superfície plana como uma mesa que tenha mais de um metro, porque assim fica mais fácil para perceber os resultados.

– 3 Objetos quaisquer com mais ou menos o mesmo tamanho e largura, pode ser bichinhos de pelúcia, brinquedos, plantinhas, etc.

– Excelentes condições de luz, porque isso vai te permitir não ter que se preocupar com a fotometria, o ideal é que este exercício seja feito de dia em um local com bastante luz.

– 1 Tripé, que é opcional, mas facilita porque garante que você vai fazer as fotos comparativas sempre da mesma forma, mas pode ser um banco, ou até mesmo na mão.

– Uma lente, que pode ser a do kit (18-55mm), e se tiver mais de uma lente, treine com todas, vai facilitar muito da próxima vez que utilizá-las.

O Setup

Disponha os três objetos em cima da mesa como mostra a imagem abaixo, o importante nesse primeiro exercício é manter mais ou menos as distâncias propostas (50 cm) pra ficar mais fácil visualizar os resultados.

exercicioaberturafotodicasbrasil

Então sua câmera ficará a cerca de 50cm do primeiro objeto, que também estará a cerca de 50cm de distância do segundo objeto. A partir daí, basta fazer várias fotos com aberturas diferentes para perceber como o fundo desfoca conforme você aumenta sua abertura (números pequenos como f/3.5, f/4) e ao contrário, visualizar como o fundo vai ficando mais nítido conforme você diminui a abertura (números grandes como f/8 pra cima).

Os Resultados do Exercício para Treinar a Abertura

Repare na foto abaixo como os 3 vasinhos de planta estão em foco, nesse exemplo eu fiz a foto exatamente como mostrei no esquema acima, minha câmera está em um tripé a 50cm de distância do vasinho amarelo e os vasinhos branco e verde, estão a 50cm do vasinho amarelo. Usei a abertura f/22, que é bem pequena e por isso traz mais foco pra maior parte da cena. É importante perceber a distância – ou comprimento – focal, nesse caso eu utilizei uma lente de kit, a 28-135mm, e fiz a foto sem zoom nenhum, ou seja, estou usando um comprimento focal de 28mm.

1-exercicioaberturaresultadosf22

Na próxima foto, continuo com o mesmo setup, a única diferença é a abertura, como estou como uma lente de kit, a minha abertura máxima é f/3.5, mas se tiver outra lente mais clara com uma abertura f/2.8, por exemplo, o fundo da sua foto ficará mais desfocado ainda!

2-exercicioaberturaresultadosf3-5

Mas se você quiser o fundo mais desfocado ainda, vou fazer uma mudança simples nesse setup, vou usar o zoom total da minha lente – 28-135mm – e a 135mm, preciso afastar minha câmera para conseguir fazer um enquadramento parecido, no meu caso, posiciono o tripé agora a 120cm do vasinho amarelo como mostra a figura abaixo.

exercicioaberturafotodicasbrasizooml

Você pode perceber que simplesmente usar uma distância focal maior, como a 135mm, mesmo se afastando do assunto, o fundo se aproxima mais e o resultado é completamente diferente do primeiro resultado também com a abertura f/22. Isso se dá por causa da compressão da lente, mas esse é um assunto que trarei em um artigo exclusivo. O importante é você perceber a diferença entre esse, e os dois primeiros resultados.

3-exercicioaberturaresultadosf22a120cm

E por último, o segundo setup, mas agora alterando a abertura, dessa vez a abertura máxima disponível na lente que usei é a f/5.6, isso porque é uma lente zoom de abertura variável, como a maioria das lentes de kit,  como a 18-55mm, ou seja, quando dou zoom com minha lente, a minha abertura máxima diminui proporcionalmente, o inconveniente desse aspecto é que você perde luz, por isso a recomendação que fiz pra que fizesse o exercício de dia e em excelentes condições de luz.

Esse é o resultado com o fundo desfocado mais bonito!

4-exercicioaberturaresultadosf3-5a120cm

Esse desfoque se dá por causa da profundidade de campo e você pode estudar mais sobre ele aqui: “Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes“.

Como você percebeu, e exercício é bem simples, mas pode lhe ensinar muito sobre como sua abertura trabalha para obter resultados diferentes, e ter isso em mente, pode ser a diferença de uma foto interessante para uma foto incrível!

Espero que você tenha gostado, que pratique e compartilhe comigo seus resultados, vou adorar saber como ficaram suas fotos.
Se achar que o artigo é útil, compartilhe também nas redes sociais, é muito importante pra nós!

Bons exercícios e vamos juntos!

AssinaturaPosts_New

 

36 Comments

  1. Emilena Alcantara

    Adorei, esses posts estão sendo muito importante para mim.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Que bom Emilena!!

      Reply
  2. Celso

    Ola SIMXER, encontrei esse site hoje 20/10/17, estou impressionado com a quantidade e riqueza de informações, por isso pergunto, o site esta atualizado ? Existe algum curso presencial ou só on line para iniciantes ? No Aguardo, Grato Abraços

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Olá Celso, tudo bem? Que bom que gostou!!! Fico muito feliz!! E sim eu tenho cursos Online!Todos escritos e gravados por mim!Curso em vídeo, Photoshop Fáci lhttps://www.fotodicasbrasil.com.br/photoshop Curso em vídeo, de Fotografia, Fotografe J&aacute ;https://www.fotodicasbrasil.com.br/fotografe-ja Curso em Vídeo, de Pós-Produção (Lightroom )https://www.fotodicasbrasil.com.br/posproducao Todos os cursos são para iniciantes na fotografia.No link de cada curso você vai ver o conteúdo, a ementa, os bônus que você vai ganhar ao adquirir cada curso, e os valores.Tudo bem explicadinho, e se ainda restar alguma dúvida, pode chamar aqui. Tá bom!? Abraços, Simxer ​

      Reply
      • Celso

        SIMXER, Antes de mais nada, grato pela atenção, o que vem me chamando a atenção alem das informações, é a forma carinhosa com que responde as questões, cadastrei meu e-mail para receber as dicas e pretendo fazer cursos on-line, porem, nesse momento minha grande duvida é :
        Viajo para Portugal nesse final de semana, comprei uma NIKON D3300, não sei exatamente em que posição devo usar para fotografar, afinal vou para a Europa onde não se consegue ir a qualquer hora alem do preço da viagem, por isso gostaria de aproveitar o maximo de minha camera, não sei em que posição deixo se Automatico, P, A, S ou M alem do que ela tem tres recursos que me deixam totalmente perdidos, são eles, AF Modo de Foco, AF Modo de Area e Fotometria, você tem alguma dica (Baixei seu Guia de Bolso) para que eu possa fazer a melhor programação diurna e noturna para fotografar pessoas e paisagens ?
        Espero ver sua resposta até minha partida no Domingo dia 22/10.
        Grato

        Reply
  3. Silva Adriana

    Obrigada por ser essa profissional, , sei que ainda falta muito mas quase tudo que aprendi foi lendo seus artigos! Gratidão
    Adriana

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Silva, fico feliz com seu comentário!! Grande abraço!
      Simxer

      Reply
  4. Nonato

    Olá, comprei uma Canon T5 e estou apanhando igual a "cachorro na feira". Uma das minhas maiores dificuldade de compreensão era justamente sobre o tema aqui abordado e tão ricamente explicado. Vou ler seu site inteiro, he,he.
    Obrigado por partilhar seu conhecimento!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Que bom Nonato! Tenho certeza que será útil! :)Abraços, Simxer ​

      Reply
  5. joubert

    esas fotos de noiva com o véu no ar, qual configuração devo usar na camera e flash dedicado?

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Depende da luz exata do ambiente que fará a foto…

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  6. Luciana

    Amo suas aulas e postagens,uma das melhores didáticas na fotografia que vi até hoje
    Muita grata
    Sou aficcionada por fotografia, minha profissão frustrada que hoje retomo como hobbie
    Abraços
    Lu

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Lu, seja muito bem-vinda de volta a fotografia!!Abraços, Simxer ​

      Reply
  7. Paulo

    Ótimo artigo! simples e objetivo! suas dicas, como sempre, são imperdíveis!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Muito obrigada pelo comentário Paulo!Abraços, Simxer ​

      Reply
  8. Alisson do Carmo

    Com você, mesmo os assuntos mais simples ficam de uma forma maravilhosa para aprender!!!
    Muito bons os seus exemples e explicações Simxer!!!
    Parabéns e grande abraço!!!

    Alisson do Carmo

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Eu que agradeço o comentário Alisson, fiquei feliz!!!

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  9. fotodicasbrasil

    Obrigada Amanda! Nós iniciaremos o envio dos vídeos na semana que vem, se não receber, me avisa!!Abraços, Simxer ​

    Reply
  10. fotodicasbrasil

    Sei como é. Experimente colocar no zoom máximo dela, se aproximar bastante de motivo que quer em foco, e escolher um fundo colorido que esteja há uns 50cm + ou menos, veja se consegue! Ah, em ótimas condições de luz, de preferência de dia!Abraços, Simxer ​

    Reply
    • Kleber Luis

      Como você disse Simxer, é com estes ajustes que o bokeh fica excelente na foto. Utilizo duas máquinas antigas: uma Sony DSC-H100 e uma Fujifilm Finepix S5800, e tiro fotos execpcionais. É como andar de bicicleta, demora um pouquinho, mas com perserverança, nunca mais esquece.

      Reply
      • fotodicasbrasil

        Exatamente Kleber, excelente observação!! Parabéns!Abraços, Simxer ​

        Reply
  11. fotodicasbrasil

    Obrigada!Abraços, Simxer ​

    Reply
  12. fotodicasbrasil

    Obrigada querida! Meu sucesso é encontrar pessoas como você!Abraços, Simxer ​

    Reply
  13. fotodicasbrasil

    Obrigada Marcela!Abraços, Simxer ​

    Reply
    • Marcela

      Simxer, tentei fazer o exercício hoje. Posicionei umas pequenas estátuas que temos em casa sobre a mesa e fiz como vc tinha falado. Não consegui…como é a primeira vez (MESMO!) que manuseio a câmera, há a enorme chance de eu estar fazendo errado. Veja bem: quando o f era menor, a imagem toda saía bem tremida e a câmera demorava p me mostrar a imagem feita e quando o f era maior nada acontecia. As imagens de fundo nao ficaram "embaçadas". Alguma sugestão do que eu estou fazendo errado? pode ser algum problema com a câmera?

      Reply
      • fotodicasbrasil

        Marcela, acredito que você não esteja em excelentes condições de luz!! Me mande essas duas fotos para o email contato@fotodicasbrasil.com.br que pelo exif da foto eu posso te dizer o que está acontecendo, ok?

        Abraços,
        Simxer

        Reply
  14. Amanda Garcia

    Muito boa a matéria, bastante esclarecedora, também li o "Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes" e pude entender o que já estava fazendo de forma correta e o que não estava fazendo certo, mas é importante continuar treinando bastante.

    Queria tirar uma dúvida quanto ao número no whatsapp, adicionei e atualizei a lista no entanto não apareceu.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Oi Amanda, obrigada pelo elogio! Quanto ao Whatsapp, manda um email para o suporte@fotodicasbrasil.com.br. Mas estamos enviando ainda, já que tivemos centenas de milhares de interessados!! 🙂

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  15. Nonato Santana

    Olá Simxer! Gostei muito do artigo, já havia estudado sobre abertura mas não havia feito nenhum exercício,
    bom agora vou fazer, e espero que você faça outros com VELOCIDADE e ISO.
    Fico grato por sua preocupação com o nosso aprendizado e por sua generosidade, Obrigado!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Nonato, pode deixar que irei fazer mais artigos de exercícios sim! E velocidade e ISO já estão anotadíssimos!Abraços, Simxer ​

      Reply
  16. Amanda

    Excelente matéria, também li o Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes, muito bem explicado, pude entender o que estava fazendo de maneira correta e no que ainda não entendia, mas o importante é treinar bastante mesmo quando se faz da forma certa.

    Estou com uma dúvida, mas é sobre o número no whatsapp, te adicionei, atualizei a lista e mesmo assim não apareceu :s

    Reply
  17. Eugenia

    Simxer, estou tentando desfocar o fundo com a minha Canon PowerShot S3 IS e não há meios de conseguir.
    Sinto saudades da fotografia analógica, onde tudo era mais fácil.
    Estou acompanhando as aulas e agradeço a você pelos ensinamentos.

    Reply
  18. Fátima Santos

    Fico besta com a sua capacidade de entender a dificuldade de quem está começando na fotografia.
    Parabéns mesmo. Que Deus sempre a ilumine e garanta seu sucesso !

    Reply
  19. marcela

    Excelente artigo Simxer! ajuda bastante a entender melhor. Amei!

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simxer

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

APRENDA MAIS

ARTIGOS QUENTES

Dignidade

Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua

Ferramenta Poderosa

Domine a perspectiva como elemento de composição

Registrando tudo

18 ideias Criativas Para Fotografar o Crescimento do Bebê

Elemento de Composição

Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Vídeo

Aulas de Fotografia em Vídeo

AULAS ESPECIAIS

TODOS OS ARTIGOS